Nome científico: Swietenia macrophilla king.
Adapta-se bem a quase todas as regiões do Brasil, com exceção dos locais com altitude superior a 1400 metros, locais alagados( neste caso recomendamos o plantio de guanandi que tem metade do valor comercial do mogno) e regiões acometidas por geada.
Planta de alto valor comercial devido à alta qualidade e procura internacional de sua madeira. Na internet há uma gama de informações sobre a cotação desta madeira, sendo que alguns citam que a mesma chega a custar R$3.000,00 o metro cúbico e que, dependendo do diâmetro(largura) da árvore, se pode conseguir até R$10.000,00 por árvore. Enquanto não se faz o corte das árvores, poderemos ter rendimento também com a venda de sementes, com a madeira do desbaste e inclusive com o crédito de carbono. Além disso, pode-se agregar valor ao produto se vendermos a madeira beneficiada.
O Brasil é o terceiro maior exportador de madeira nobre do planeta com cerca de 21% do mercado, porém, como temos grandes dimensões territoriais e estamos investindo em reflorestamento, em dez anos poderemos ocupar a primeira colocação, visto que os maiores produtores apenas extraem tais recursos, o que eles não poderão fazer por muito tempo.
O jornal O Estado de São Paulo chegou a citar que se não reflorestarmos, o Brasil, num futuro próximo, sofrerá um “apagão de madeira”, muitas das nossas madeireiras irão parar de funcionar por falta de matéria-prima.
Se irrigado pode-se ter um lucro de no mínimo 2 milhões de reais por hectare em 10, 12, ou no máximo 14 anos, considerando que se façam os tratos culturais necessários ao bom desenvolvimento desta atividade silvícola.
Estamos com 1 plantio de 100 mudas em uma área de 1 hectare, sendo que até o próximo inverno austral multiplicaremos esta área.
Para pequenos, médios e grandes agricultores, a atividade silvícola do mogno se mostra como uma ótima aposentadoria, além do que, podemos plantar o mogno juntamente com muitas outras culturas agrícolas e inclusive com a pecuária, ou seja, enquanto esperamos o lucro do mogno, teremos lucro no mesmo espaço com outras atividades. E lugar para armar uma rede não vai faltar... rsrs
1 hectare de mogno pode lhe dar um rendimento até 50 vezes maior do que 1 hectare de eucalipto, ou pinho, além de ressaltarmos que o mogno e o pinho são atividades altamente degradantes ao ambiente e não servem para consórcio com outras atividades agropecuárias.
Posteriormente acrescentaremos mais informações pertinentes...
Em 2016 iniciaremos um projeto de 1 hectare com mil mudas. O objetivo deste blog é divulgar o plantio do mogno brasileiro e em breve poderemos prestar serviços de orientação àqueles que se interessarem por esta atividade silvícola, assim como dirimir dúvidas sobre tal cultura, à medida que também estamos aprendendo com ela. Nome científico: Swietenia macrophilla king. Em 2011 niciamos um plantio experimental de 350 mudas em uma área de 1 hectare, mas o abandonamos por questões de logística.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Bom ter essas informações! Aconcelho a todos Adicionarem esse blog!
ResponderExcluir